Prefeitura de Tupaciguara esclarece sobre os pontos adotados de enfrentamento ao novo coronavírus

O Poder Executivo, ciente de suas responsabilidades e deveres, desde o início dessa pandemia do novo coronavírus, está tomando todas as medidas necessárias, baseadas no Ministério da Saúde e na Organização Mundial da Saúde, para que essa contaminação seja a mínima possível e que as pessoas tenham consciência da gravidade desse problema.

Vários decretos foram feitos, respeitando-se a saúde e a economia dos munícipes. A administração pública está a cada dia fazendo sua parte, divulgando o boletim, dando total transparência dos atos e das atitudes tomadas para tentar frear a proliferação desse vírus.

Com a criação do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19, todas as atitudes foram deliberadas e monitoradas para adotar as medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio. Muitas atitudes foram mal interpretadas e julgadas, mas a administração estava seguindo orientações e buscando conciliar a saúde e a economia, para que nosso comércio não fosse afetado, alterando assim a vida dos nossos tupaciguarenses.

Esperava-se que a população também tivesse a consciência de ajudar a administração pública no enfrentamento dessa pandemia, infelizmente uma pequena parcela da população está promovendo festas em casas, ranchos, encontro com amigos, todas com aglomerações e sem a prevenção necessária, burlando as medidas e colocando em risco a grande maioria da população que está consciente dessa gravidade.

Com o aumento de casos confirmados na cidade, o Comitê viu-se na obrigação de mudar os decretos e assim restringir mais os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos, principalmente, bares, pizzarias, lanches e afins, cuja aglomeração é maior e muitos não respeitam o distanciamento e nem o uso das máscaras.

Entende-se que a administração pública tem a sua responsabilidade, e está sendo cumprida. A equipe de fiscalização está todos os dias e noites nas ruas orientando e comunicando sobre os decretos e sobre a pandemia, mas, com a não obediência ao decreto, a administração, juntamente com a responsável pela segurança pública (Polícia Militar), intensificará mais ainda a fiscalização em locais públicos e privados para que aglomerações, festas, eventos, encontros não sejam realizados e assim diminuir o contágio e a proliferação desse vírus.

Em caso de descumprimento das medidas de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), fixadas pelo Poder Executivo Municipal no âmbito do Município de Tupaciguara/MG, fica o infrator sujeito (estabelecimento) a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada infração cometida. Se houver 02 (duas) ocasiões ou mais, interpoladas ou não, será cassado o Alvará de Licença e Funcionamento com o fechamento compulsório do estabelecimento comercial, sem prejuízo da aplicação de multas e demais sanções.

Em relação às festas, encontros realizados no Distrito Industrial, a responsabilidade pela segurança pública é da Polícia Militar, mas o Prefeito Tenente Carlos, juntamente com a fiscalização municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, reuniram-se com o comandante Tenente Vieira, solicitando uma fiscalização mais intensa e também dando total apoio do poder executivo à Polícia Militar para que ela cumpra, dentro da legalidade, todas as sanções aos descumprimentos de medidas de prevenção de contágio pelo COVID-19.

“Estamos, desde o início dessa pandemia, empenhados em medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao novo coronavírus, vendo a situação epidemiológica mundial e brasileira, para que todas as ações fossem embasadas na real situação e na necessidade de emprego urgente de medidas de prevenção. Entendemos que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença de outros agravos, e, mediante essa afirmação, Tupaciguara está tomando todas as medidas possíveis para esse enfrentamento, todos os decretos, todas as deliberações, todas as fiscalizações, mas se não houver a parte mais interessada (população) envolvida, não teremos êxito. Precisamos de todos os tupaciguarenses conscientes dessa gravidade e unidos contra essa pandemia, e só assim poderemos enfrentar e controlar esse agravo na saúde pública”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.