Prefeitura de Tupaciguara orienta sobre vacinação de Sarampo

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a Nota Informativa nº 173/2019 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde, que orienta sobre a vacinação contra o sarampo para crianças de seis a menores de um ano de idade que irão se deslocar para os municípios que apresentam surto ativo de sarampo, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Na nota, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças de seis meses a menores de um ano que vão se deslocar para municípios que apresentam casos confirmados de sarampo sejam vacinadas contra a doença, com uma dose da vacina tríplice viral. Reforça-se que a dose da vacina tríplice viral administrada nessa faixa etária não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacina da criança.

O Ministério ainda informa que se deve agendar para os 12 meses a administração da vacina tríplice viral (D1) e para os 15 meses a dose da vacina tetra viral, previstas no calendário de vacinação da criança.

Orienta-se que essa vacinação deve ser realizada no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para o deslocamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara orienta a todos que procurem a unidade de saúde mais perto de sua residência em caso de dúvidas e levem o cartão de vacinação para atualização.