Prefeitura de Tupaciguara participa do Movimento Outubro Rosa

Em todos os anos, no mundo inteiro, é celebrado o movimento Outubro Rosa, referente à luta contra o Câncer de Mama, pioneiro na morte das mulheres. A Prefeitura de Tupaciguara também entrou na luta contra esse câncer e para a conscientização do tratamento.

Dentro das prerrogativas de comemoração do Outubro Rosa, o exame de mamografia é essencial para prevenção e combate ao câncer de mama. Tupaciguara comemora muito a conquista de ter vencido a demanda reprimida, dentro da faixa de 50 a 69 anos, e aquelas fora da faixa, em poucos dias, realizam o exame de suma importância.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não existe demanda para a realização de mamografia, na faixa etária citada em Tupaciguara. Todo pedido é encaminhado para o Hospital Santa Marta em Araguari, por meio de convênio celebrado pela Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, em parceria com o Estado de Minas Gerais.

Para aquelas que estão fora da faixa, a Secretaria de Saúde disponibiliza cerca de 30 vagas todas as semanas para a realização do exame em parceria com o consórcio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), basta procurar a Secretaria para mais informações.

O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990, e veio para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, o de maior incidência em mortalidade entre as mulheres, e a mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Por ser um exame de tanta importância, a Prefeitura de Tupaciguara busca incansavelmente parcerias para a sua realização.

“É de extrema importância que toda a população se conscientize sobre a prevenção do câncer de mama, e que a leve a todos para que possam realizar o autoexame e, se encontrada alguma alteração, faz-se a mamografia e realize-se o tratamento conforme orientações médicas. O Movimento Outubro Rosa é, além de um movimento, uma guerra contra o câncer e uma luta para que todas se sintam bem e curem-se de todas as enfermidades relativas ao câncer com mais mortalidade entre as mulheres. Estamos buscando mais parcerias para a realização de mais exames de mamografia, pois zeramos a fila para aquelas dentro da faixa, e iremos conseguir avançar mais, já que nossa meta é cuidar da saúde de toda a população tupaciguarense”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.