Secretaria de Educação oferece capacitação sobre Educação Financeira

No dia 27 de setembro, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu capacitação sobre Educação Financeira aos professores da rede municipal de ensino.

Essa disciplina estará no Plano Curricular no próximo ano. A capacitação foi uma parceria com o SEBRAE, com a presença do assistente de projetos Alex Paulo, e as consultoras que ministraram o curso, Ana Cristina Baumgratz, Ana Paula Paixão e Simone Santos Coutinho.

A Educação Financeira, com base no Documento de Orientações para Educação Financeira nas Escolas (Plano Diretor da ENEF, 2010), é importante, pois prepara as futuras gerações para desenvolver nelas as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.

Segundo a organização, o Programa de Educação Financeira nas Escolas, formado por dois projetos – Ensino Médio e Fundamental- possui um projeto pedagógico e um conjunto de livros por níveis de ensino que oferecem ao aluno e ao professor, atividades educativas que permitem a inserção do tema na vida escolar.

A Educação Financeira não é um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura de realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva. Assim, faz todo sentido ser trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.

“Sabemos da importância de ensinar nossas crianças e jovens a lidar com o dinheiro desde novos, pois tendem a sofrer menos prejuízos e assim a controlar mais o orçamento e, com a introdução da educação financeira em nossas escolas, poderemos ampliar a visão e o conhecimento de nossos jovens com o futuro próximo. Agradecemos mais uma vez a parceria do SEBRAE e de todos os educadores da nossa rede municipal de ensino”, enfatiza o Secretário de Educação, Danilo Salviano de Santana.