Prefeitura de Tupaciguara promoverá a “Hora do Mamaço”

Com o tema “Todos juntos pela amamentação”, será realizada a primeira edição da “Hora do Mamaço” no Município de Tupaciguara, no dia 20 de agosto, às 13 horas e 30 minutos, no Centro de Especialidades Médicas – CEM, de realização da Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Atenção Primária..

O evento faz parte das comemorações da Semana Mundial da Amamentação, que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno, mostrando os benefícios reais da nutrição natural e a importância da rede de apoio. A tarde de atividades terá uma programação especial para mães, pais, crianças e todos que apoiam a causa, com palestra do médico Dr. Maurício Júnior.

“A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) de 2019 tem o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Ela acontece de 1º a 7 de agosto e é celebrada por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação. A ação é um movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1992, em defesa da amamentação. Sua criação teve como foco promover a “Declaração de Innocenti”, de 1990, estabelecendo metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade”.

Segundo pesquisas, “o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta”.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.