Secretaria Municipal de Cultura participa da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural em Belo Horizonte

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, participou da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural de realização do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em Belo Horizonte, no dia 26 de julho de 2019.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com as prefeituras municipais, realizou a 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural. De acordo com a organização, a expectativa é de que até o final do ano sejam realizados mais 10 eventos como este, em vários locais do estado.

Participaram da reunião Maria Aparecida Gomes Rezende, Secretária de Cultura e Comunicação; Ana Caroliny Silva Rocha, diretora de Patrimônio e Leonardo Augusto Reis, consultor técnico em Patrimônio Cultural.

Em  2019, a rodada está estruturada por área temática, sendo cada encontro dedicado a um assunto distinto. O primeiro tema proposto é “Patrimônio Cultural, trocando experiências e ampliando possibilidades de Educação e Difusão”.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Iepha-MG, pretende reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para debater políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural mineiro.

Segundo a organização, a participação de membros dos setores de patrimônio das prefeituras municipais na 9ª. Rodada Regional do Patrimônio Cultural, é uma das ações pontuadas no Programa do ICMS Cultural. Criado em 1995, o ICMS Patrimônio Cultural é o único programa no Brasil de incentivo à municipalização de ações de política pública de preservação do patrimônio. Já produziu alguns resultados importantes para Minas Gerais. Para conseguir os recursos, o município deve corresponder aos critérios estabelecidos na Lei 18.030/2009 e enviar documentos – entre outros materiais – para análise do Iepha-MG.