Prefeitura de Tupaciguara realiza a 2ª Feira Municipal do Meio Ambiente

A prefeitura de Tupaciguara, por meio das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, que começou no dia 1º e foi até o dia 5 de junho, quando se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizará a 2ª Feira Municipal de Meio Ambiente, com atividades na Praça João de Barros Ferreira, na manhã do sábado, dia 09 de Junho.

O evento ocorrerá com a parceria das duas secretarias e apoio da Câmara Municipal de Vereadores, com os parceiros da iniciativa privada Bioenergética Aroeira, comércio local, e a Polícia Militar do Meio Ambiente e membros da sociedade civil organizada, entre eles, Loja Maçônica Ação e Trabalho.

O evento terá, como público-alvo, alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, que receberam palestras sobre meio ambiente, com o tema “lixo”, e que participarão de um concurso com três categorias diferentes: melhor desenho para os alunos dos 1º e 2º anos; melhor frase, para os alunos dos 3º anos; melhor redação para alunos dos 4º e 5º anos.

No evento serão apresentados, pelos alunos do ensino fundamental das escolas municipais, trabalhos elaborados com materiais recicláveis, proposta do Projeto de Educação Ambiental “Uma Ação em Prol do Meio Ambiente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

No dia serão realizadas atividades esportivas, exposição pela Polícia Militar do Meio Ambiente de animais taxidermizados da fauna local e materiais apreendidos, apresentação da Banda Municipal José da Cruz Badega, apresentação do Coral Municipal, exposição da cadeia de reciclagem, sorteio de diversos brindes pela parceria com as instituições e comércio locais.

Histórico.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado no dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.