Prefeitura de Tupaciguara realiza a primeira formatura do Programa de Educação Ambiental – PROGEA

Na noite da quinta-feira, 21 de novembro, na quadra poliesportiva da Escola Estadual de Ensino Médio, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com a 9ª CIA de Polícia Militar de Meio Ambiente do 2º Pelotão de Meio Ambiente, realizou a formatura dos estudantes dos quartos anos, das escolas municipais Francisco Ferreira Borges Sobrinho e Maria Conceição Borges.

O Programa de Educação Ambiental – PROGEA: busca estimular os alunos do ensino fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.

“Dentro do espírito de defesa dos direitos universais do ser humano e de respeito ao meio ambiente, a 9ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, bem como os diversos reeditores dos vários segmentos do poder público, iniciativa privada e representantes da sociedade de Tupaciguara, vêm consolidando um programa educacional voltado para o aspecto socioambiental de forma sistematizada e continuada”, destaca o Secretário de Educação Danilo Salviano de Santana.

O PROGEA é desenvolvido por policiais militares da atividade do meio ambiente, denominados mediadores, possuindo curso específico, e acontece através de encontros semanais. Em nosso município, o programa foi ministrado pelo mediador Cabo Fernando Júnior Valério Vaz.

“Gostaríamos de agradecer à 9ª CIA de Polícia Militar de Meio Ambiente do 2º Pelotão de Meio Ambiente que, juntamente com a nossa Secretaria Municipal de Educação, proporcionaram um excelente curso aos nossos alunos dos quartos anos, das escolas municipais Francisco Ferreira Borges Sobrinho e Maria Conceição Borges, sobre Educação Ambiental. Parabenizamos os esforços de todos os servidores da Secretaria de Educação que vêm trabalhando sem parar em busca de uma melhora qualidade de vida para todos os nossos estudantes, para que no futuro sejam profissionais exemplares e cidadãos de bem”, conclui o Prefeito Tenente Carlos.

Estiveram presentes: Tenente Carlos Alves de Oliveira, Prefeito de Tupaciguara; Tenente Sérgio Quirino, Comandante do 2º Pelotão Ambiental de Araguari, representando o Capitão da Polícia Militar Jean Pavão Ramário da 9ª CIA de Meio Ambiente; Sargento Guilherme Márcio Jacob da Fonseca, Comandante do 2º GP/Polícia Militar de Meio Ambiente de Tupaciguara; Cabo Fernando Júnior Valério Vaz, PM responsável por ministrar o curso – PM Mediador; Agostinho Vicente de Paulo, Vereador representante da Câmara Municipal; Prof. Danilo Salviano de Santana, Secretário Municipal de Educação; Marcelo Godoi Leite, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos; Maryelle Ferreira do Nascimento,         Diretora da E. M. Francisco Ferreira Borges Sobrinho; Valéria Alves Rodrigues, Diretora da E. M. Maria Conceição Borges, representada pela vice-diretora Cibele Medeiros; as professoras das turmas concluintes da E. M. Francisco Ferreira Borges Sobrinho:  4º Ano A – Ândrea Ramos de Lima e 4º Ano B – Mariza Alves Rodrigues; as professoras das turmas concluintes da E. M. Maria Conceição Borges: 4º Ano A= Maria Aparecida de Santana e 4º Ano B= Cibele Medeiros; Daisy Paim, Secretária Municipal de Obras e Walter Prudente Júnior, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.