Prefeitura de Tupaciguara realizou o Dia D da Saúde no último sábado

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no dia 30 de novembro, sábado, o Dia D da Saúde, com o mutirão de vacinação de sarampo para jovens de 19 a 29 anos com atualização de caderneta. Também aconteceram a coleta de exame de Papanicolau (mulheres/Outubro Rosa) e a liberação de pedidos; para homens de 40 a 70 anos, exames de PSA, em decorrência do Novembro Azul, em todos os postos de saúde, a partir das 08 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde resolveu realizar esse grande mutirão da saúde para que jovens, mulheres e homens pudessem procurar as unidades de saúde e realizar os procedimentos de vacinação (19 a 29 anos), coleta de Papanicolau (mulheres) e liberação de PSA (homens com mais de 40 anos).

O ônibus itinerante do Instituto de Administração e Gestão Educacional LTDA – IMEPAC, entidade mantenedora do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC, esteve presente e atendeu várias mulheres com consultas de ginecologia na Unidade de Saúde do Nova Esperança.

Neste ano, não foi realizada a coleta de sangue para o exame de PSA, homens de 40 a 70 anos, nesse dia, pois, para que o exame seja realizado, precisa-se de uma série de cuidados. Foi realizado o encaminhamento dos pedidos para que os homens pudessem realizar posteriormente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para as mulheres, foi realizada a avaliação clínica com coleta de exame, o público-alvo foram mulheres de qualquer idade, a partir da iniciação sexual, fora do período menstrual e que não estivessem utilizando pomada, cremes ou duchas vaginais, e que não tivessem mantido relação sexual nos dois dias que antecediam a coleta do exame.

Já a vacinação contra Sarampo foi destinada para jovens de 19 a 29 anos que ainda não foram vacinados e a atualização de sua caderneta, sendo a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde.

“Grandes ações foram realizadas nesse dia 30 de novembro, o Dia D da Saúde, mutirão de vacinação de sarampo para jovens de 19 a 29 anos com atualização de caderneta; aconteceu também a liberação de pedidos, para homens de 40 a 70 anos, exames de PSA, em decorrência do Novembro Azul; ocorreu ainda a coleta de exame de Papanicolau (mulheres/Outubro Rosa), em todos os postos de saúde”, ressalta o Prefeito Tenente Carlos.