Prefeitura de Tupaciguara realizou encontros sobre Setembro Amarelo

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – realizou nos dias 24 e 25  de setembro, no CAPS e  na Escola Estadual de Ensino Médio respectivamente, encontros para discutir as ações propostas para o Setembro Amarelo, que traz como tema a Prevenção ao Suicídio.

Foram realizados momentos de aprendizado, tais como: gincanas de autoconhecimento, momentos próprios para o diálogo, dentre outros. A  campanha traz como lema “Falar é a melhor solução”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

“Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e, ainda, as formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde o ano de 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e, ainda, da ampla divulgação de informações”.