Secretaria Municipal de Saúde realiza treinamento em suporte básico e avançado de vida

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamento em suporte básico e avançado de vida. A capacitação foi realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Tenente Carlos, sob a coordenação do cardiologista Dr. Denicesar Coelho.

Participaram da capacitação todos os médicos, enfermeiros e técnicos das Unidades Básicas de Saúde – (PSF) e da Unidade Mista de Saúde Dr. Jarbas de Souza (Policlínica).

De acordo com a Dr. Denicesar Coelho, “esta capacitação é um complemento da aprendizagem e em prol de um conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de atendimento à vítima. Foram abordados tanto o reconhecimento quanto o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação.

O treinamento incluiu aulas práticas de manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de Parada Cardiorrespiratória (PCR), de desfibrilação por meio dos Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e de manobras de desobstrução de vias aéreas devido a corpo estranho.