Prefeitura realiza mutirão de coleta de Papanicolau

No dia 28 de outubro, em todas as unidades de saúde do Município, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá o mutirão de coleta de Papanicolau.

O mutirão faz parte das ações relacionadas ao Outubro Rosa como prevenção ao câncer de colo do útero. O exame será oferecido, gratuitamente, das 8h às 11h, e das 13h às 17h, em todas as unidades de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será feita avaliação clínica com coleta de exame, sem a necessidade de agendamento prévio e/ou apresentação do pedido médico, “O público-alvo são mulheres de qualquer idade, a partir da iniciação sexual, fora do período menstrual e que não estejam usando pomada, cremes ou duchas vaginais, que não tenham relação sexual nos dois dias que antecedem a coleta do exame”, afirma a Secretária de Saúde Mariana Leão.

De acordo com a secretaria, se houver alguma alteração no resultado do exame, a paciente será orientada a agendar uma consulta com ginecologistas do Município.

Unidades de Saúde que atenderão no Mutirão:

Unidade Pró-Saúde Nova Esperança
Rua Francisco de Paulo Lamounier, s/nº