Prefeitura solicita atenção da população caso encontre macacos mortos ou doentes

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, solicita a toda a população, em especial aos moradores da Zona Rural, que, se encontrar macacos mortos ou doentes, notifique a prefeitura para as devidas providências.

A Superintendência Regional de Saúde pediu a todos os municípios que orientem a todos os moradores sobre a demanda citada acima. Em Tupaciguara, caso encontre algum macaco com essas características, a Prefeitura solicita que ligue para os telefones 199 ou 3281-0034, para que a equipe seja acionada e vá ao local e tome as atitudes cabíveis à situação.

É verdade que os macacos transmitem a febre amarela?

Os macacos não transmitem a Febre Amarela para o homem e não são responsáveis pela transmissão da doença. Os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Por isso a Prefeitura faz esse alerta a todos,para que , confirmada a situação, seja feita a coleta e a destinação das provas para exames laboratoriais.

Quais os principais sintomas da Febre Amarela?

Febre alta e cansaço; dores na cabeça e no corpo; náuseas e vômitos; icterícia (olhos e pele amarelados).

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Febre Amarela é uma doença grave e que pode levar à morte; por isso, solicita que compareça às unidades de saúde, com o cartão de vacina, para sua atualização, lembrando que quem já vacinou uma vez na vida não necessita de outra dose.