Profissionais da Educação Municipal discutem sobre a Base Nacional Comum Curricular

No dia 20 de abril, aconteceu o Dia “D” da Educação, quando os profissionais da rede municipal de educação se reuniram para discutir, analisar e traçar estratégias sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Segundo o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimentos, competências e habilidades e se espera que todos os estudantes os desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Neste dia , não houve aulas para os alunos, para que todos os educadores e profissionais da educação pudessem se reunir e assim traçarem propostas dentro da Base Nacional Comum Curricular,  para o desenvolvimento de uma educação com qualidade e com estratégias de melhorias a toda a rede escolar.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

De acordo com a resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.