Equipe do NASF percorre escolas municipais realizando trabalho sobre obesidade

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, percorreu as escolas municipais realizando um trabalho com os alunos do sétimo ano sobre o tema da obesidade e alimentação saudável.

A visita ocorreu na Escola Municipal Maria Conceição Borges, onde os alunos do sétimo ano foram orientados pelas nutricionistas, pesados, medidos e avaliados, e , de acordo com a equipe do NASF, para aqueles que apresentaram alguma alteração, os dados serão encaminhados para as respectivas Unidades Básicas de Saúde para intervenção e controle.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, “a principal causa da obesidade é ambiental: alimentação inadequada e pouca atividade física. Menos de 5% dos casos se devem a doenças endocrinológicas. A hereditariedade pode ser um fator de risco, mas ela só se manifesta se o ambiente permitir. Em outras palavras, a genética só se manifesta se o ambiente for favorável ao excesso de peso. O tratamento e acompanhamento das crianças com excesso de peso envolvem vários aspectos e são sobretudo comportamentais , enfocando reeducação nutricional e mudanças no estilo de vida. Um ponto importante: toda a família deve estar envolvida, pois os pais, antes de mais nada, devem dar o exemplo”.