Reunião sobre Planejamento Familiar acontece na Unidade Pró-Saúde Nova Esperança

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo reuniões sobre Planejamento Familiar. No último dia 10 de junho, aconteceu, às 18 horas, na Unidade Pró-Saúde do Nova Esperança, uma dessas reuniões. A próxima ocorrerá no dia 15/07/2019.

Quem tiver interesse em realizar esses procedimentos deverá passar por um processo de três cursos. Ao final da terceira etapa, os papéis necessários para a realização da cirurgia já estarão prontos. Quem não participou da última reunião pode procurar a unidade de saúde para mais informações.

A Lei defende que homens e mulheres, com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou com dois filhos vivos, podem conseguir o procedimento. As cirurgias são ofertadas gratuitamente. A vasectomia é feita aqui mesmo no Município – até hoje 23 realizadas – e é um procedimento simples e rápido; já a laqueadura não, são feitas no município de Araguari.

Esta reunião é parte do Programa Planejamento Familiar, assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.263, de 1996. Como o próprio nome diz, serve para planejamento do método a ser utilizado para evitar gerar filhos. Aqui no Município de Tupaciguara, esse planejamento é voltado para as mulheres que queiram fazer a laqueadura e os homens que queiram fazer a vasectomia.