Prefeitura participa do Lançamento do Plano de Ações de Prevenção e Combate a incêndios em vegetação

A Prefeitura de Tupaciguara se fez presente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, no lançamento do Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação, no Município de Araguari – MG, na manhã do dia 11 de junho.

Trata-se de um evento realizado pela 2ª Companhia de Bombeiros, em que estiveram presentes várias autoridades, inclusive o Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos da Prefeitura de Tupaciguara, Marcelo Godói Leite.

Durante a apresentação do Plano de Ações, o Capitão Fabrício mostrou imagens e vídeos de vários incêndios florestais em vegetações. De 100% desses incêndios, 91,1% são provocados pelo manuseio errado do fogo. A intenção é que o número máximo de pessoas seja atingido pela mensagem de que quase todos os incêndios têm a presença humana como responsável pelo início do fogo e que o Corpo de Bombeiros vem trabalhando em Araguari, nos últimos anos, uma forma de prevenção para diminuição desse índice alto de incêndios em vegetações.

O Tenente-Coronel Marco Aurélio, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros de Uberlândia, salientou que, desde o ano passado percebe-se uma forma diferenciada de prevenção aos incêndios em vegetação na cidade e que isso se deve ao trabalho implantado pelo Comando da 2ª Companhia, que tem proporcionado mais conscientização às pessoas da comunidade.

A participação da Prefeitura de Tupaciguara no evento foi de extrema importância, visto que várias são as causas de início desses incêndios e que algumas das medidas a serem tomadas servem de exemplo para a sua prevenção e conscientização da população.