Samu completa um ano de funcionamento em Tupaciguara

No dia 03 de julho de 2017, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 – iniciou suas atividades em Tupaciguara. O serviço foi iniciado graças aos esforços da gestão municipal junto ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte, juntamente com 25 municípios.

Com um ano, em Tupaciguara, já foram realizados 1262 atendimentos, sendo 1232 atendimentos por unidade de serviços básicos, e 30 em unidade de serviços avançados. De todo o SAMU da região, já foram atendidos 119.230 ligações, com 32.367 saídas de ambulâncias.

De acordo com o relatório de dados emitidos pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte, em Tupaciguara, foram feitas 489 orientações médicas e 120 saídas de ambulância sem atendimento, resultantes de possíveis trotes ou sem orientações dos serviços médicos.

As principais causas dos atendimentos foram a clínica com 813, a traumática com 297, a obstétrica com 99 atendimentos, a pediátrica com 29 e a psiquiátrica com 24. Por idade ficaram assim: 398 atendimentos para pessoas com mais de 60 anos, 369 para 20 a 40, 336 para 41 a 60, 114 para 10 a 19, 30 para 2 a 9, e 15 para 0 a 1 ano. Sendo 663 atendimentos para o sexo masculino e 599 para o feminino.

O SAMU-192 é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências, que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras), que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU-192 funciona 24 h por dia, durante 7 dias por semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, o atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

“Agradecemos primeiramente a Deus e a todos os servidores pelos esforços para todas as ações necessárias para que hoje possamos comemorar um ano de SAMU em Tupaciguara e na região. Recebemos com muita satisfação esse relatório do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte, mostrando os números do SAMU em Tupaciguara. Isso prova a eficiência do trabalho em conjunto com o Cistri, e outros órgãos que nos auxiliam a melhorar o atendimento relativo à saúde dos tupaciguarenses”, afirma o Prefeito e Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte Tenente Carlos.