Tupaciguara participa da 9ª Conferência Estadual de Saúde

O Município de Tupaciguara, representado por delegados escolhidos na Conferência Municipal de Saúde, participou da 9ª Conferência Estadual de Saúde de 25 a 27 de junho, em Belo Horizonte, na Serraria Souza Pinto, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas (CES-MG) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A Conferência Estadual teve como tema: “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” e foram trabalhados os seguintes eixos temáticos: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e do vice-presidente do Conselho, Ederson Alves da Silva, e de representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS Estadual.

Tupaciguara enviou as delegadas: Cátia Aparecida, Secretária de Saúde; Cristiane, presidente do Conselho Municipal de Saúde; a psicóloga Andressa e  Elisabeth Akiko.

A Conferência teve como objetivo mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade mineira acerca da saúde como um direito de todos. De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, durante a conferência, foi elaborado o Plano Estadual de Saúde do estado. Plano esse que deverá ser executado pelos próximos quatro anos. Ederson Alves também destaca que, para a construção desse plano, os municípios realizaram ao longo do ano suas conferências municipais e as conferências livres, momento em que foram elaboradas propostas que serão debatidas na Conferência Estadual e eleitos os delegados. “Durante esses dias, foram discutidas e aprovadas as propostas prioritárias para a saúde estadual. Também foram eleitos os delegados e as delegadas que irão representar o Estado na Conferência Nacional, que irá acontecer de 4 a 7 de agosto, em Brasília”, destacou o vice-presidente do CES-MG.