Secretaria Municipal de Educação lança projeto Vida Saudável

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou o projeto “Vida Saudável” na Escola Municipal Maria da Conceição Borges para os alunos do período noturno da Educação de Jovens e Adultos níveis I e II. Um projeto que traz uma alimentação saudável aos participantes, sendo adolescentes em desenvolvimento e adultos, alguns já na terceira idade. O projeto foi idealizado pela supervisora Donizete Aparecida Alves e pelo professor Eduardo Maciel.

“Através de observações durante os anos anteriores, notamos que muitos alunos apresentavam problemas de saúde, como alguns hipertensos, diabéticos, cardíacos, entre outros. Neste caso, fazia-se necessário e urgente a escola, enquanto portadora de transmissão de conhecimentos, orientar os alunos no sentido de informá-los, para eles adquirirem hábitos saudáveis e consequentemente terem melhor qualidade de vida, levando seu conhecimento para a comunidade familiar”, afirma uma das responsáveis pelo projeto na escola, Donizete Aparecida Alves.

O projeto Vida Saudável leva educadores e educandos a uma troca de experiências que visa ao conhecimento correto de como devemos cuidar do nosso corpo, recebendo informações que nos levam a repensar e mudar conceitos e hábitos saudáveis, sendo assim os professores integrarão em seus planejamentos conteúdos curriculares significativos, visando à produção do saber voltados para uma Vida Saudável.

Um ponto destacado pela direção da escola para desenvolver tal projeto é o fato de a escola não atender totalmente alunos do bairro Nova Esperança, pois uma grande parte dos alunos é de outros bairros e da zona rural. Além disso, os alunos da Educação de Jovens e Adultos se enquadram num nível social, que a maioria realiza atividades rurais, domésticas, e ainda um grande número de desempregados.

“Se olharmos para esse breve histórico, percebe-se que vários fatores apontam sua realidade para diversidade e pluralidade, potencializando também a necessidade de se desenvolverem projetos voltados à melhoria da qualidade de vida e a saúde de nossos alunos. Nesse sentido, problemas relacionados às questões de dengue, febre amarela, prevenção e vacinação, saúde, nutrição, alimentação, obesidade, hipertensão, locomoção, drogas e sexualidade são comuns no cotidiano escolar”, comenta a Secretária de Educação, Priscilla Andrade.