Setembro Amarelo será discutido com palestras nas unidades de saúde

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – realizará encontros para discutir o mês de setembro que traz como tema a Prevenção ao Suicídio.

“Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações”.

No dia 11/09, os encontros ocorrerão no PSF São Cristóvão e na Secretaria Municipal de Saúde; 12/09 no PSF Tiradentes; 13/09 na Unidade Pró-Saúde Vó Malaquias; 17/09 na Unidade Pró-Saúde Nova Esperança; 18/09 no PSF Paineiras; 19/09 no PSF João da Farmácia e no dia 20/09 na Unidade Mista de Saúde (Policlínica). Todas as palestras serão realizadas no período matutino e vespertino, e ainda dia no 24/09 haverá um pit stop, a partir das 08 horas e 30 minutos, na rua Bueno Brandão, próximo à praça João de Barros Ferreira.

“Para quebrar o tabu sobre suicídio, a melhor forma é se prevenir! Os encontros em questão tratarão de muito conhecimento para todos os presentes, uma vez que será abordado o tema, pois devemos dar a devida importância ao comportamento das pessoas, aos sinais de qualquer alteração e manifestação de suicídio. Em todos os casos, a pessoa pode procurar as nossas unidades de saúde e solicitar um encaminhamento para atendimento com o psicólogo, hoje realizado no PSF Tiradentes, pois falar sobre suicídio é sempre a melhor opção para todos”, afirma a Secretária de Saúde e psicóloga Mariana Leão.

“Sabemos da importância da conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso esses eventos serão importantes para mostrar a todos os presentes a realidade de Tupaciguara e de todos os outros municípios brasileiros que enfrentam essa infeliz realidade. Por isso apoiamos todas as iniciativas que trazem benefícios a toda a população e alertam sobre as diversas realidades e movimentações estranhas daqueles que requerem atenção especial”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.