Tupaciguara foi escolhida para fazer parte da nova diretoria da AMUSUH

Nessa terça-feira, 20 de novembro, em Brasília, o Prefeito Tenente Carlos, representando o Município de Tupaciguara, foi escolhido para o Conselho dos Municípios Alagados da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) para o biênio 2019/2020. A nova composição de dirigentes terá a missão de expandir a força política do municipalismo garantindo e fomentando direitos.

“A AMUSUH atua junto ao Congresso Nacional nas proposições que beneficiam ou que podem prejudicar os municípios-sede de usinas hidroelétricas e alagados. Além disso, na esfera legal, a AMUSUH também realiza ações estratégicas que visam fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios. A produção de pescados em tanques- rede nos lagos das usinas, por exemplo, é uma iniciativa que vai dinamizar a economia de centenas de municípios”.

Um dos destaques do trabalho da AMUSUH foi o aumento de 45% para 65% da fatia da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), e dos Royalties da Itaipu Binacional. Este direito adquirido tem como objetivo compensar a perda das terras produtivas, fauna, flora, áreas ambientais e turísticas em razão da construção dos empreendimentos hidroelétricos.

“Unidos já conquistamos grandes avanços, como foi o aumento de repasses para os municípios e assim continuaremos trabalhando para responder aos anseios dos 42 milhões de brasileiros que vivem nos municípios responsáveis pela geração de mais de 60% da energia do país. A articulação da AMUSUH, com sua Diretoria Executiva, Conselhos, prefeitos (as) e também com os parlamentares, foi primorosa para que essa conquista se tornasse realidade”, afirmou o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória.

Na região, a prefeita Renata Borges de Araporã fará parte do Conselho como representante dos Municípios-sede de usinas.

“Foi uma grande vitória quando conseguimos a aprovação do aumento de 45% para 65% da fatia da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), e dos Royalties da Itaipu Binacional para os Municípios alagados ou sedes de usinas. Agora estamos no Conselho dos Municípios Alagados da Associação Nacional dos Municípios-Sede de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) para o biênio 2019/2020, onde poderemos defender mais nosso município e todos os 729 que fazem parte da AMUSUH”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.