Tupaciguara participa do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília

O Município de Tupaciguara, representado pela Secretária Municipal de Saúde, Cátia Aparecida, participou do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília, de realização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso do Conasems promoveu o encontro com mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro foi um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

A Secretária de Saúde, Cátia Aparecida, contou que, durante o evento, aconteceu a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, que teve o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país, buscando conhecimento e alternativas para Tupaciguara.

O evento contou ainda com a tradicional “Feira Brasil aqui tem SUS”, onde instituições e empresas, públicas e privadas, expuseram e divulgaram suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

Durante a plenária final do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Carta de Brasília foi discutida e aprovada pelos secretários presentes. O documento é um compilado dos principais pontos discutidos nas atividades do congresso registrados pela relatoria. Abaixo, um trecho da carta.

“Carta de Brasília. As Secretárias e Secretários Municipais de Saúde, reunidos no XXXV Congresso Nacional do CONASEMS na cidade de Brasília (DF), entre os dias 02 a 05 de julho de 2019, reafirmam a saúde como direito social e fundamental, defendem a necessidade de qualificar o pacto federativo, rediscutir as competências dos entes e o fortalecimento da participação da comunidade no SUS. Reiteram o compromisso com o fortalecimento do SUS universal, com garantia de acesso, integralidade, equidade e qualidade nas ações e serviços públicos de saúde, gestão democrática e participativa e financiamento compatível com sua magnitude.”