Tupaciguara recebe a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais durante a 31ª FEMUART

Durante a realização da 31ª Feira Municipal de Artesanato de Tupaciguara – FEMUART – o Município receberá a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema “Culinária e Patrimônio”. A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 2009.

De acordo com a organização, mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado participam da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema “Culinária e Patrimônio”, entre 1º e 31 agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, com uma extensa programação cultural, e cerca de 900 atividades.

Em Tupaciguara, as atividades serão realizadas durante a FEMUART, entre elas apresentações de congado, folia de reis, capoeira, corais, grupos de dança, bandas, tecelagem ao vivo, feira gastronômica, estandes de diversos artesanatos, shows artísticos, e no sábado, dia 31, às 14 horas, uma roda de conversa com dicas domésticas sobre higienização e minicurso de derivados do leite, com a professora Abadia Braga.

Segundo a organização da Jornada, na edição deste ano, o objetivo é promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.