Tupaciguara recebe Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2020

No dia 17 de março, na cerimônia de abertura do 3º Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, na capital Mineira, Belo Horizonte, o Município de Tupaciguara, sendo representado pelo Prefeito Tenente Carlos,  recebeu o Prêmio Cidades Inteligentes, Edição Especial 2020, pelo Projeto Educação Empreendedora.

“O primeiro Fórum Anual sobre Smart Cities de Minas Gerais chegou a 2020 com número recorde de inscritos. Entretanto, devido à evolução da Pandemia de Corona Vírus, seu público foi limitado a 100 pessoas, atendendo às recomendações do Governo de Minas. Mesmo com este desafio, o CIDADES INTELIGENTES manteve seu brilho. Dialogamos com a região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Pontal, Alto Paranaíba, Centro-oeste, Sudoeste, Norte e Sul de Minas. Ao longo dos últimos quatro anos, vivemos momentos inesquecíveis”, Brasil Master.

O município de Tupaciguara recebeu a estatueta com a Chama da Paz, que representa o conhecimento. A honraria é uma alusão à chama, elemento considerado a alma do fogo, que representa o saber queimando a ignorância. A premiação faz parte do Projeto Cidades Inteligentes do Consórcio Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

. O Projeto “Educação Empreendedora” foi implementado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica, no ano de 2017, em 07 escolas da rede municipal de ensino. Nasceu de uma política pública de Educação Integral e Integrada, em consonância ainda com o Programa Mais Educação do Ministério da Educação. O projeto tem como alvo o empreendedorismo na Educação, num compasso que visa estimular o empreender por parte dos educandos e educadores da Rede Municipal de Ensino, de maneira que as ações dos projetos desenvolvidos se afinem com os princípios de sustentabilidade, pois um ambiente saudável é direito de todos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o público-alvo desse projeto compreende, em sua grande maioria, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, buscou-se ofertar uma educação que primasse pela integralidade, qualidade e atenção à realidade local. A Prefeitura de Tupaciguara construiu parceria com o SEBRAE e iniciou um processo de formação dos docentes em empreendedorismo, para que, mediante um preparo formador, as ações realizadas pudessem ter como sustentáculo uma realidade de educação empreendedora que permita despertar o empreendedorismo e melhorar metas e resultados educacionais.

“Parabenizamos a todos os servidores da Rede Municipal de Ensino pelo reconhecimento nesse projeto e pela vitória com essa premiação. Essa honraria nos felicita muito mais, pois sabemos que estamos no caminho certo para melhorarmos cada vez mais nossa educação e formar pessoas com conhecimento e muita sabedoria. Parabenizamos a todos da Secretaria Municipal de Educação, pois recebemos a estatueta com a Chama da Paz, no Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2020”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.