Tupaciguara se destaca na etapa do JEMG Regional e classifica-se para a etapa Estadual

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude, atletas tupaciguarenses participaram da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMGs 2019, na cidade de Uberaba-MG.

Segundo a organização, a etapa regional aconteceu em 6 municípios do Estado, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e xadrez. Nela, disputaram as escolas inscritas das seis cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa microrregional, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), e os quatro primeiros alunos atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez.

Tupaciguara enviou os atletas classificados na etapa microrregional, ocorrida em Araporã-MG, sendo a equipe de basquete feminino I da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, basquete masculino I da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, e competidores de xadrez das Escolas Estaduais Clertan Moreira do Vale, Sebastião Dias Ferraz, Ana Esterlita Alves, do Centro Educacional Nossa Escola – CENE, e da Escola Municipal Maria da Conceição Borges.

Tupaciguara será representada na etapa estadual pela equipe de basquete feminino I da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz e por atletas da modalidade atletismo (corrida) das Escolas Municipais Maria Conceição Borges, Paz e Amor, Estaduais Sebastião Dias Ferraz e Clertan Moreira do Vale.

A etapa estadual acontecerá na cidade de Uberlândia-MG, entre os dias 29/7 a 03/08/2019, sendo a etapa final dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMGs/2019. “É realizada pela Secretaria de Estado de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino e pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, e é considerada seletiva estadual, indicando suas escolas e os alunos atletas representantes para as etapas nacionais”.

De acordo com a organização dos jogos, estes são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos atletas do Estado de Minas Gerais, de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos.

“Estamos muito felizes com as classificações de jovens tupaciguarenses para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais-JEMGs. Isso nos alegra e nos faz refletir que devemos continuar a apoiar todos os atletas tupaciguarenses, e que nossa política seja de aprendizado constante em nossas escolas e esses jovens irão representar muito bem o nosso Município por onde passarem. Por isso devemos continuar a fortalecer os laços estudantis e assim apoiar sempre cada um que tiver talento e o desejar usar para o bem”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.