Campanha de Vacinação contra Influenza/Gripe começa nesta segunda-feira, dia 23 de março

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a Campanha de vacinação contra a Influenza/gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde.  Em Tupaciguara, a campanha será realizada no período de 23 de março a 22 de maio próximos, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, a data de 09 de maio.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público, iniciando dia 23 de março.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A antecipação do início da campanha foi possível após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população dos grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde convoca todas as pessoas com mais sessenta anos, neste primeiro momento, para que procurem a unidade de saúde mais perto da sua casa e vacine-se, não se esquecendo da caderneta de vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).