Dia Internacional da Mulher

EdilamareDinair-8Mar2015Na região, duas mulheres se destacam pela seriedade, transparência e perfil administrativo, onde em Capinópolis, a prefeita Dinair Isaac, e em Tupaciguara também tem uma mulher à sua frente, a prefeita Edilamar Novais Borges.

Neste domingo, 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, motivos de sobra para uma grande comemoração em Tupaciguara, onde a mulher buscou e conquistou o seu espaço num mundo, literalmente dominado pelos homens, até alguns anos atrás.

“Temos muitas mulheres exercendo a função de secretárias desta Gestão, mostrando que a competência não está no sexo, e sim no conhecimento e na atitude de cada um”, disse a prefeita.

O jeito feminino de administrar, eleva o nível de humanização em uma comunidade, além do perfeccionismo voltado para oferecer qualidade de vida aos cidadãos.

“Temos muitos programas voltados exclusivamente para a mulher, e a cada ano que passa mais conquistas são levadas a esse público, que assim como os homens, ajudaram a construir esse país e essa cidade em que vivemos”, comentou a prefeita.

“Parabéns a todas as mulheres de Tupaciguara, que ao lado dos homens tem a missão de construir um mundo melhor para os nossos filhos”, completou a prefeita Edilamar.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.