Uberlândia recebe Reunião Regional Preparatória para III Encontro dos Municípios

Edilamar em reuniaoUberlandia-17Mar2015Prefeita Edilamar Novais Borges marcou presença e fez parte da mesa diretora dos trabalhos

Uberlândia é a terceira cidade de Minas Gerais a receber a Reunião Regional Preparatória do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que ocorrerá de 7 a 9 de abril, em Brasília. O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, recebeu na manhã desta quinta-feira (12/03) prefeitos e gestores municipais de cidades do Triângulo Mineiro, que juntos elaboraram propostas em comum para o EMDS.

O encontro possibilitou debate, troca de experiências e elaboração de uma proposta para o desenvolvimento sustentável e como ultrapassar os desafios municipais. Este ano, 17 cidades receberão a Reunião Regional Preparatória do III EMDS que, segundo a organização do evento, deve reunir cerca de cinco mil participantes, entre eles 500 prefeitos e prefeitas, em Brasília.

“Esse alinhamento é fundamental para enfrentar possíveis crises e dificuldades, e para isso nada melhor do que nos organizarmos, nos unirmos. Trabalhar em conjunto facilita no desenvolvimento de políticas regionais focadas. Cada região tem suas demandas e características. Por isso temos que nos unir”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Em Uberlândia, uma das pautas discutidas entre os prefeitos e os gestores municipais foi a crise hídrica. Esse assunto também será tema do III EMDS que terá como debatedor o prefeito Gilmar Machado, que é vice-presidente para Assuntos de Água da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Temos dois comitês de bacia que já estão organizados e muito bem estruturados. Não estamos enfrentando problemas de água na cidade por conta das experiências que acumulamos. Felizmente o Brasil acordou para esse assunto e todos entenderam que precisamos de novas políticas de conservação, preservação da água e acima de tudo uso racional. No encontro em Brasília vamos mostrar o que estamos fazendo, o que a região tem feito e a importância dos comitês de bacia”, enfatizou Gilmar Machado.

Durante o evento, o representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas Gerais, Ângelo Roncali, destacou a parceria da entidade junto às prefeituras. “Todas as iniciativas que são para melhorar o Sebrae abraça a causa. Estamos organizando uma caravana saindo de Uberlândia para Brasília para que todos os prefeitos da região participem do III EMDS”, disse Ângelo Roncali.

A prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, que compôs a mesa representando os prefeitos presentes, ressaltou a importância do encontro já que os problemas vividos pelos municípios são semelhantes. “Nossos debates giram em torno da saúde, aterros sanitários, falta de água e de investimentos, por exemplo. Como estamos alinhados o momento é oportuno para levantar propostas para encaminhar ao Governo Federal”, disse.

Prefeituras em Uberlândia

A reunião desta quinta-feira (12) contou com prefeitos e representes municipais das cidades de Douradoquara, Irai de Minas, Prata, Cascalho Rico, Tupaciguara, Monte Carmelo, Santa Vitória, Cachoeira Dourada, Grupiara e Ipiaçu.

Soluções federativas para a crise hídrica

A crise hídrica será o tema debatido pelo prefeito de Uberlândia Gilmar Machado no III EMDS. De acordo com a organização do evento, a magnitude da crise de abastecimento de água nas cidades é um fenômeno novo, que não tem precedentes no Brasil, e por conta das dificuldades enfrentadas por municípios é preciso construir e implementar planos emergenciais e de contingência para enfrentar essa escassez.

Sobre o EMDS

O III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país e reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais.

Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. A cada edição, novos temas e desafios surgem e os assuntos recorrentes tomam novas formas, exigindo reflexões e esforços coletivos e de mobilização de todos os atores políticos e sociais, fomentando o interesse dos municípios em melhorar a qualidade de vida da população nas cidades.