Prefeitura apoia eleição para o Conselho Tutelar

No dia 06 de outubro, ocorreu em Tupaciguara a eleição para escolher os representantes do Conselho Tutelar. A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apoiou todas as etapas de escolha dos 5 membros. O  processo seletivo foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A eleição compreendeu a terceira e última etapa de seleção dos conselheiros, que passaram por avaliação objetiva de conhecimento e avaliação psicológica antes do pleito eleitoral e assim findou na escolha de 5 membros.

Compareceram mais de 1200 eleitores que fizeram democraticamente a escolha dos conselheiros. O pleito teve o seguinte resultado: Manuela – 227 votos, Eloane – 206, Alexina – 161, Vanessa – 156 e Jordana com 124 votos. Suplentes: Lorena – 123 votos, Helbia – 82, Flávia – 77, Lacarnia – 72, Mairane – 45 e Eduardo com 14 votos.

De forma democrática, elegeu-se os conselheiros titulares, deixando ainda definidos por ordem de votos os suplentes ao cargo em caso de vacância. O conselho Tutelar é um órgão essencial do Sistema de Garantia de Direitos e sua atuação é essencial para garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Tupaciguara encarregou-se de custear e tornar possível essa eleição que teve diversas fases. Da mesma forma, o Conselho Municipal contou com o apoio do Ministério Púbico e da Polícia Militar, que diligentemente acompanhou o desenvolver da eleição. Justamente pela importância do órgão, ele funciona das 07 às 17 horas, inclusive horário de almoço. Atende em caráter de plantão após às 17 horas.

“Gostaríamos de parabenizar a todos os candidatos pelo processo de eleição dos novos conselheiros tutelares de Tupaciguara. Parabenizamos às eleitas Manuela, Eloane, Alexina, Vanessa e Jordana pela vitória, e às suplentes Lorena, Helbia, Flávia, Lacarnia, Mairane e Eduardo pela participação e pelo processo democrático que foi realizado para a escolha dos representantes desse importante órgão perante a sociedade tupaciguarense”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.