Prefeitura de Tupaciguara apoiou a realização da Festa do Congado

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoiou a realização, no dia 1º de dezembro, da Festa do Congado que tem como organização a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Estiveram presentes ternos de congos das cidades vizinhas de Uberlândia, Centralina, Monte Alegre, e Itumbiara, além de Tupaciguara. O ponto principal da festa foi na praça e na Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde foi o ponto final do desfile que ocorreu do Centro Integrado de Arte e Cidadania – CIAC, até o local da festa.

As festividades iniciaram-se cedo com a alvorada e, após, a recepção dos ternos visitantes e, em seguida, os desfiles dos visitantes e da cidade, saindo do CIAC até a praça Nossa Senhora do Rosário, onde se apresentaram, e, segundo a tradição, cumprimentaram a Rainha e o Rei do Congado. Depois do almoço, cada terno de congado apresentou suas danças e suas músicas, com ritmos, cores e sons.

Segundo a organização, a Festa do Congado é uma mistura da cultura católica com a cultura africana, é um movimento sincronizado e uma dança que representa a coroação do Rei Congo.

A Prefeitura de Tupaciguara apoiou a realização do evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, “Gostaria de parabenizar a realização da festa do Congado da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou mais uma festa do congado em nossa cidade. A cultura deve ser respeitada para que todos tenham conscientização das manifestações culturais e das tradições dos povos e de todos os envolvidos. A Festa do Congado foi vivida por todos e espero que o ano que vem seja ainda mais bonita e com mais ternos visitantes, para fazermos uma grande festa e uma grande saudação a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Ainda parabenizo e agradeço a todos da comissão organizadora da festa do Congado, sei das lutas e das batalhas, mas, após presenciar essa festa, fiquei muito feliz com o resultado, parabéns a todos”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.