Prefeitura de Tupaciguara participa da Novena da padroeira da cidade

A convite da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, por meio do Padre William Eurípedes Garcia, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação participou, no último dia 12 de agosto, do 7º dia da novena da padroeira da cidade Nossa Senhora da Abadia.

O sétimo dia da novena contou com o tema “Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha da Paz”, quando a Secretaria de Educação participou com as Escolas Municipais. Estiveram presentes o secretário de educação, professores, diretores, alunos, administrativos da Secretaria, todos juntos celebrando o dia com a missa presidida pelo Padre Gil de Uberlândia.

O Coral Municipal Sons e Canções, criado na gestão 2017-2020, participou e encantou a todos os fiéis presentes, com músicas em  diversos momentos da celebração eucarística.

Na entrada, o Secretário de Educação, Danilo Salviano Santana, conduziu a imagem da padroeira da cidade até o altar. Na ação de graças, representantes das escolas e cemei’s municipais entraram com objetos que são relacionados com a educação, além de alimentos produzidos pelas escolas da zona rural.

Conta-se a história que, por volta de 1841, a essas cercanias, chegou um goiano casal: Sr. Manoel e D. Maria Teixeira. Junto aos seus pertences de fazendeiros, uma imagem da Senhora da Abadia. Para ela foi erguido, com fé, singelo altar. De capim e buritis, um rancho se ergue para louvar a mãe destas terras, que começou a ajuntar seus filhos, ao seu redor, e um vilarejo formar.

Em tupi-guarani, Tupaciguara quer dizer a morada da Mãe de Deus e esse fato se reflete com a matriz de Nossa Senhora da Abadia, onde a cidade nasceu. A igreja, em estilo gótico, é de 1956 e foi construída onde antes havia uma capela de palha, que depois deu lugar a outra em estilo colonial, destruída em 1940. Em todas está a imagem da santa.