Prefeitura de Tupaciguara participa de assembleia na Amvap

O Município de Tupaciguara, representando pelo Prefeito Tenente Carlos, participou da assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, realizada na manhã desta quarta-feira (19/02), e um dos assuntos foi a segunda edição da Copa União Amvap 2020.

De acordo com a Associação, a Copa União Amvap 2020 segue em tratativas avançadas para início do torneio em março. A competição foi pauta da assembleia onde os municípios se mostraram empolgados com a volta do torneio. A reunião contou com a presença do Prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos Alves, da prefeita de Araporã e dos prefeitos de Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Carmelo e Prata.

Segundo a Associação, a Segunda Copa União Amvap tem reunião marcada para o próximo 05 de março, quando serão formadas as chaves e definidas demais pontualidades da competição. A Copa terá início no dia 21 de março, com jogo de abertura no município de Prata-MG, e segue até junho.

Na premiação prevista pela organização do torneio estão garantidos os valores de R$5.000,00 para a equipe campeã, R$3.000,00 para a equipe segunda colocada, e ainda: R$500,00 ao artilheiro da Copa, R$500,00 ao goleiro menos vazado e R$500,00 ao atleta mais disciplinado. Para cada município participante, o custo será apenas de pagamento da taxa de arbitragem no valor de R$600,00 por jogo mais o deslocamento dos árbitros da Liga Uberlandense de Futebol, organizadora do evento junto à Amvap.

A assembleia geral da Amvap também recebeu a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados-AMUSUH. A secretária executiva, Terezinha Sperandio, apresentou aos gestores proposta da associação que busca revisão na legislação que norteia a metodologia de cálculo na Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos-CFURH.

A proposta é pautada no princípio da isonomia de critérios de cálculos (participação no resultado) pedindo a revisão na legislação atual para que passe a adotar critério de cálculo a partir do volume de geração de energia, como já acontece em segmentos como o do petróleo e mineração, os chamados royalties.