Prefeitura de Tupaciguara reúne-se com Sindicato e Comissão Permanente de Negociação

A Prefeitura de Tupaciguara, representada pelo Prefeito Tenente Carlos, reuniu-se com membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE-MG e com a Comissão Permanente de Negociação para verificar propostas e para tratarem de assuntos de interesse da categoria, a saber: reajuste do piso salarial para o exercício de 2.020.

O Prefeito Tenente Carlos ressaltou que vem buscando meios de valorizar todos os servidores e citou que instituiu o auxílio-alimentação. Ainda ponderou que, em consonância com as normativas vigentes, vem buscando aprovar projetos importantes, além de finalizar e inaugurar obras importantes para a educação e, consequentemente, para a comunidade tupaciguarense. Esclareceu que, no tocante ao concurso público, o processo está sendo formatado e que será realizado.

Foi abordada pelo prefeito a questão do reajuste do piso e enfatizou seu compromisso com a educação. Ponderou que a prefeitura passa por dificuldades e que propõe pagar o reajuste de 12.84% em forma de abono a partir de julho, sendo que retroativo e será pago da seguinte forma: julho/janeiro; agosto/fevereiro; setembro/março; outubro/abril; novembro/maio; dezembro/junho, com incorporação em 11 (onze) de dezembro. O advogado do sindicato ponderou sob a averiguação da legalidade do início do abono em julho em decorrência do ano eleitoral. O prefeito esclareceu que é legal, pois o reajuste é federal e foi instituído anteriormente.

Foi solicitado apresentar o estudo sobre o impacto financeiro referente à recomposição salarial das categorias AGE, ATB e ATE. Reivindicação da categoria, também foi solicitado o estudo do impacto financeiro referente ao pagamento retroativo da progressão horizontal para o magistério a partir de 2013.

A proposta de abono para o reajuste do piso será levada à assembleia para apreciação da categoria e a decisão será apresentada em próxima reunião.

Reuniram-se o Prefeito, Tenente Carlos Alves de Oliveira; o Secretário de Educação, Danilo Salviano de Santana; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Prudente Júnior;  representantes do Movimento pela Valorização do Profissional de Educação de Tupaciguara: Cláudia Cristina Nogueira dos Santos, Elisângela Gomes de Oliveira, Ondelino Ferreira Júnior, Jacqueline Rosa, Luciana Alves de Paula, Maria Abadia dos Santos, Patrícia Penna Goulart; e os representantes do Sind-Ute: Elaine Cristina Ribeiro, Cleide das Graças Fagundes, Guilherme de Faria Graciano, Cássio Murilo Viana Mendes e Dr. Fernando.

“Reunimo-nos com a Comissão Permanente de Negociação e com membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE-MG para analisarmos as propostas e solicitações apresentadas, e um dos pontos principais foi o reajuste do piso salarial para o exercício de 2.020 para o magistério, que propomos pagar o reajuste de 12.84% em forma de abono a partir de julho, sendo que o retroativo será pago da seguinte forma: julho/janeiro; agosto/fevereiro; setembro/março; outubro/abril; novembro/maio; dezembro/junho, com incorporação em 11 (onze) de dezembro e a proposta será avaliada pelo Sindicato. Para as categorias AGE, ATB e ATE, estamos realizando um impacto financeiro para a recomposição salarial das categorias. Com esse diálogo com a categoria, estamos no caminho certo e sendo transparente com nossas ações para que todos possam verificar de perto o trabalho de nossa gestão”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.