Prefeitura de Tupaciguara realiza Dia D da Saúde neste próximo sábado

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, no dia 30 de novembro, sábado, o Dia D da Saúde, com o mutirão de vacinação de sarampo para jovens de 19 a 29 anos com atualização de caderneta. Também acontecerão a coleta de exame de Papanicolau (mulheres/Outubro Rosa) e a liberação de pedidos; para homens de 40 a 70 anos, exames de PSA, em decorrência do Novembro Azul, em todos os postos de saúde, a partir das 08 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde resolveu realizar esse grande mutirão da saúde para que jovens, mulheres e homens possam procurar as unidades de saúde e realizarem os procedimentos de vacinação (19 a 29 anos), coleta de Papanicolau (mulheres) e liberação de PSA (homens com mais de 40 anos).

Neste ano, não será realizada a coleta de sangue para o exame de PSA, homens de 40 a 70 anos, neste dia, pois, para que o exame seja realizado, precisa-se de uma série de cuidados, entre eles: estar de jejum de quatro horas; evitar, dois dias antes da coleta, ejacular; exercício em bicicleta; passeio de motocicleta; prática de equitação (andar a cavalo); evitar três dias antes da coleta o uso de supositório; sondagem uretral ou toque retal; evitar cinco dias antes da coleta a cistoscopia (exame que “olha” por dentro a bexiga e a uretra); evitar sete dias antes da coleta: exame de ultrassom transretal; evitar quinze dias antes da coleta: exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia; evitar 21 dias antes da coleta: exame de estudo urodinâmico; por isso todos que comparecerem será agendado o dia de coleta no laboratório.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para as mulheres, será feita avaliação clínica com coleta de exame, sem a necessidade de agendamento prévio e/ou apresentação do pedido médico, o público-alvo são mulheres de qualquer idade, a partir da iniciação sexual, fora do período menstrual e que não estejam usando pomada, cremes ou duchas vaginais e que não tenham mantido relação sexual nos dois dias que antecedem a coleta do exame.

Já a vacinação contra Sarampo é destinada para jovens de 19 a 29 anos que ainda não foram vacinados e a atualização de caderneta dos mesmos, sendo a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde.

Unidades de Saúde que atenderão no Dia D: Unidade Pró-Saúde Nova Esperança – rua Francisco de Paulo Lamounier, s/nº; PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras – rua José Ferreira Marques, 178; Unidade Pró-Saúde Vó Malaquia – rua Manoel Hipólito Machado; PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão – av. Getúlio Vargas, 340; PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes – rua João Torquato Neves, 84; PSF João da Farmácia – rua Waldemar Marques da Silva, 51 – Morada Nova.

“Grandes ações serão realizadas neste dia 30 de novembro, o Dia D da Saúde, mutirão de vacinação de sarampo para jovens de 19 a 29 anos com atualização de caderneta; teremos também a liberação de pedidos, para homens de 40 a 70 anos, exames de PSA, em decorrência do Novembro Azul; também acontecerá a coleta de exame de Papanicolau (mulheres/Outubro Rosa), em todos os postos de saúde, a partir das 08 horas. Compareça, não deixe para última hora”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.