Prefeitura de Tupaciguara realiza reunião sobre o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio das Secretarias Municipais de Agropecuária, Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Desenvolvimento Econômico, em parceria com EMATER-/MG e CIDES – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, reuniu-se na manhã do dia 27/11/2019, no Auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, para debaterem sobre a implantação e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC.

Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, do CODEM, empresários, e produtores rurais, observando a importância desse serviço para os produtores rurais que produzem alimentos processados de origem animal (queijos, mel, doces de leite, linguiça, abate de frangos entre outros).

O Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. – emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

O objetivo é controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

No dia 03 de dezembro, foi inaugurado a sede do CIDES, o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC, em Ituiutaba. A unidade foi instalada em um prédio cedido pela prefeitura municipal, junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Ituiutaba. A sede regional do SIMC irá atender os 9 municípios integrantes: Campina Verde, Canápolis, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Ituiutaba, Tupaciguara e Santa Vitória.

Segundo a coordenação, o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC – é projeto regional que vem sendo tratado desde 2015. Desde então, o instrumento consorcial se mostrou como uma das ferramentas mais viáveis para a implantação conjunta entre municípios, otimizando os investimentos e aprimorando o serviço. O projeto é uma gestão associada entre o município e o CIDES, ou seja, conforme previsto na lei de consórcios públicos, o CIDES é gestor do processo nos municípios. Com a adesão ao serviço de inspeção, os pequenos produtores poderão vender seus produtos em conformidade com a legislação sanitária, garantindo assim a qualidade dos produtos de origem animal. E ainda ampliaram a área de abrangência, comercializando nos demais municípios do CIDES.