Prefeitura de Tupaciguara suspende aulas e atividades municipais como medida de prevenção

Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto Estadual nº 113, e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio do decreto nº 048 de 16 de março de 2020, resolve suspender as aulas e atividades municipais entre os dias 18 a 22 de março de 2020.

Essa ação faz parte da prevenção da saúde dos servidores e dos alunos, uma vez que o vírus é transmitido pela via respiratória, o contágio acontece de forma rápida, especialmente pelo contato próximo com um indivíduo doente através da fala, tosse e espirro.

Fazem parte dessa suspensão todas as escolas municipais, centros de educação infantil – CEMEI’s; atividades de oficinas no CRAS, CRAS Anexo, CREAS, CIAC, CAPS, eventos municipais e eventos que dependem de alvará municipal para funcionamento, que tenham mais de 100 pessoas envolvidas.

Essa normativa está pactuada no Decreto NE nº 13, de 12 de março de 2020, onde o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, declara situação de emergência de saúde pública, e também na recomendação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, que traz a seguinte recomendação: Suspensão das aulas da rede municipal de ensino dos dias 18 a 22/03/2020, haja vista a necessidade de se aguardar um novo posicionamento do Governo do Estado de Minas Gerais.

Ministério da Saúde recomenda que lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar; evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos e evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Como o coronavírus (Covid-19) é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos e objetos ou superfícies contaminadas. Quais são os sintomas? Os sintomas mais comuns são: febre e tosse ou dificuldade para respirar. Caso apresente algum deles, procure um posto de saúde.