Secretaria Municipal de Educação realiza simulado de preparação para as avaliações externas de 2019

No dia 11 de setembro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação aplicou um simulado de preparação para as avaliações externas de 2019, para os alunos dos 5º e 9º anos e 3º ano do Ensino Médio, que terão Prova Brasil –IDEB neste ano.

A avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares.

Os simulados servem como preparação para as avaliações externas que buscam assegurar a qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados destes testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional.

Estes testes servirão como base para as provas da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, do Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública – SIMAVE – Proalfa/ Proeb, do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – SAEB, e da Prova Brasil – IDEB.

Os resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados.