Transplante de coração é realizado em paciente de Tupaciguara encaminhado pela Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, torna público que, no dia 09 de agosto de 2019, aconteceu um fato inédito para a comunidade de Tupaciguara, graças ao empenho e ao efetivo trabalho da Secretaria Municipal de Saúde: um transplante de coração foi realizado, em Belo Horizonte, com sucesso.

A paciente Regina Beatriz da Silva, que desde o início de maio já se encontrava residindo na cidade de Belo Horizonte, aguardando por um doador, teve seu coração transplantado.

Desde 2008, o médico cardiologista Dr. Walter Tadeu Paulo Guimarães e a assistente social Daniele Marques Leite vêm acompanhando a trajetória da paciente que já passou por vários outros procedimentos, até que, após não responder mais ao tratamento medicamentoso, devido à gravidade e evolução da doença, foi necessário encaminhá-la para este que é um tratamento complexo e realizado somente em grandes centros do país.

Infelizmente muitas pessoas que precisam desse tipo de procedimento não têm esta oportunidade que a Prefeitura de Tupaciguara proporcionou, por meio de parcerias, para Regina e mais três pacientes que já passaram pela equipe pré-transplante, seja em Brasília ou Belo Horizonte.

Destaca-se que o transplante de coração da senhora Regina foi o quarto que a Santa Casa de Belo Horizonte realizou desde a sua inauguração.

Na tarde do dia 13 de agosto, o prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos Alves, juntamente com a assistente social Daniele Marques Leite (representando a secretária de Saúde Cátia Oliveira e o Dr. Walter Tadeu) e Carla Verginia Bitello, filha de Regina, tiveram a oportunidade de agradecer a toda equipe da Santa Casa de Belo Horizonte e em especial Dr. Silvio Amadeu Andrade, chefe da equipe de transplante cardíaco e que fez parte da cirurgia da referida paciente.

“A nossa gestão segue em frente para termos um Serviço de Cardiologia que proporcione melhor qualidade de vida aos nossos pacientes. Agradecemos a todos os envolvidos, a Secretária de Saúde, Cátia Aparecida, a assistente social, Danielle Marques, o cardiologista dr. Walter e a todos os servidores públicos municipais que estão empenhados em buscar melhorias para todos os tupaciguarenses. Agradecemos a Deus por esse procedimento inédito para Tupaciguara”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.