Vacinação contra raiva animal se inicia nesta segunda-feira (01) na zona rural

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Vigilância Sanitária/Centro de Controle de Zoonoses, iniciará, no dia 1º de julho, segunda-feira, a vacinação contra a raiva animal na zona rural do Município.

De acordo com o Centro de Zoonoses, a vacinação é destinada aos cães e gatos acima de 03 (três) meses. A campanha no ano passado foi satisfatória, de acordo com a Secretaria, uma vez que foram vacinados mais de 2 mil animais, com cerca de 2900 quilômetros rodados.

A zona rural de Tupaciguara recebe a atenção de 01 a 26 de julho, vacinando cães e gatos nas fazendas do Município.

Segundo pesquisas, a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses, antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.